segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Colômbia vence campeonato Sul Americano sub-20; Jackson Martinez iguala Van Persie, na luta pela bota de Ouro;

Num jogo iniciado as 00:15, no que toca ao fuso horário de Portugal Continental, a Colômbia bateu o Paraguai por 2-1, e sagrou-se campeã Sul-Amercana Sub-20, na Argentina, em Mendoza. Com este resultado, a Colômbia encerrou o torneio hexagonal final da competição com 12 pontos, enquanto os paraguaios ficaram na segunda posição com 10 pontos. A equipa paraguaia onde militou, Derlis, jovem pérola encarnada, bastava o empata para que se sagrassem campeões da prova. O triunfo colombiano, começou a ser construído ao minuto 22' com golo de Quintero, e aos 55' Vergara viria a ampliar. A reacção paraguaia, viria a aparecer mas porém tarde, quando ao minuto 89' Rojas reduziria e fixaria o resultado final em 2-1. Foi o terceiro triunfo na modalidade da selecção colombiana, depois dos feitos em 1987 e 2005.
Em resultado da fase final (hexagonal), Colômbia (campeã), Paraguai (2ºclassificado), Uruguai (3º classificado) e Chile (4ºclassificado), encontram-se já qualificadas para o Mundial. Brasil, atual campeão mundial e tricampeão continental da categoria, teve uma participação aberrante, ao não ultrapassar a primeira fase desta edição. Quem também desiludiu foi a Argentina, que a jogar em casa, despediu-se da competição ainda no seu estágio inicial.  

Jackson Martinez subiu ao terceiro lugar do "ranking" da bota de ouro, com 18 golos  e um total de 36 pontos, igualando assim jogadores como Edson Cavani (Nápoles), o seu compatriota Falcao (Atlético  Madrid) e Robin Van Persie (Manchester United).  O "hat-trick" realizado na última jornada contra o Vitória de Guimarães, foi o que permitiu ao colombiano esta ascensão na luta pela bota de ouro, que se mostrou muito feliz: "Estou muito feliz. Como avançado quero fazer sempre o melhor para ajudar  a equipa e marcar, e felizmente tudo tem corrido bem e marquei o meu primeiro  'hat trick' em Portugal. A equipa tem mostrado muita qualidade e não queremos  complacência, queremos mais e mais.". Nos regulamentos da Bota de Ouro apenas cinco principais ligas no "ranking" da UEFA, Espanha, Itália, Alemanha, Portugal e Inglaterra, têm um multiplicador por dois, o que serve para diferenciar a competitividade para outros campeonatos. O "ranking" que até ao momento é liderado pelo suspeito do costume, Lionel Messi:

  1. Lionel Messi, Arg (FC Barcelona)   34x2 (68 pontos). 
  2. Cristiano Ronaldo, Por (Real Madrid)    21x2 (42). 
  3. Edinson Cavani, Uru (Nápoles)    18x2 (36). 
  4. Falcao, Col (Club Atlético de Madrid)   18x2 (36). 
  5. Robin van Persie, Hol (Manchester U.)   18x2 (36). 
  6. Jackson Martinez, Col (FC Porto)   18x2 (36). 

1 comentário:

  1. Jackson Martinez tem demonstrado uma grande capacidade de desmarcação e finalizadora, a adaptação à equipa portista foi total e isso reflecte nos golos marcados. Sem dúvida o melhor ponta de lança a actuar em portugal. Mas duvido que entre na corrida com messi e ronaldo, até ao 3º lugar acredito.

    ResponderEliminar