
Num jogo iniciado as 00:15, no que toca ao fuso horário de Portugal Continental, a Colômbia bateu o Paraguai por 2-1, e sagrou-se campeã Sul-Amercana Sub-20, na Argentina, em Mendoza. Com este resultado, a Colômbia encerrou o torneio hexagonal final da competição com 12 pontos, enquanto os paraguaios ficaram na segunda posição com 10 pontos. A equipa paraguaia onde militou, Derlis, jovem pérola encarnada, bastava o empata para que se sagrassem campeões da prova. O triunfo colombiano, começou a ser construído ao minuto 22' com golo de Quintero, e aos 55' Vergara viria a ampliar. A reacção paraguaia, viria a aparecer mas porém tarde, quando ao minuto 89' Rojas reduziria e fixaria o resultado final em 2-1. Foi o terceiro triunfo na modalidade da selecção colombiana, depois dos feitos em 1987 e 2005.
Em resultado da fase final (hexagonal), Colômbia (campeã), Paraguai (2ºclassificado), Uruguai (3º classificado) e Chile (4ºclassificado), encontram-se já qualificadas para o Mundial. Brasil, atual campeão mundial e tricampeão continental da categoria, teve uma participação aberrante, ao não ultrapassar a primeira fase desta edição. Quem também desiludiu foi a Argentina, que a jogar em casa, despediu-se da competição ainda no seu estágio inicial.

Jackson Martinez subiu ao terceiro lugar do "ranking" da bota de ouro, com 18 golos e
um total de 36 pontos, igualando assim jogadores como Edson Cavani (Nápoles), o seu compatriota Falcao
(Atlético Madrid) e Robin Van Persie (Manchester United). O "hat-trick" realizado na última jornada contra o Vitória de Guimarães, foi o que permitiu ao colombiano esta ascensão na luta pela bota de ouro, que se mostrou muito feliz: "Estou muito feliz. Como avançado quero fazer sempre o melhor para
ajudar a equipa e marcar, e felizmente tudo tem corrido bem e marquei o
meu primeiro 'hat trick' em Portugal. A equipa tem mostrado muita
qualidade e não queremos complacência, queremos mais e mais.". Nos regulamentos da Bota de Ouro apenas cinco principais ligas no "ranking" da UEFA, Espanha, Itália, Alemanha, Portugal e Inglaterra, têm um multiplicador por dois, o que serve para diferenciar a competitividade para outros campeonatos. O "ranking" que até ao momento é liderado pelo suspeito do costume, Lionel Messi:
- Lionel Messi, Arg (FC Barcelona) 34x2 (68 pontos).
- Cristiano Ronaldo, Por (Real Madrid) 21x2 (42).
- Edinson Cavani, Uru (Nápoles) 18x2 (36).
- Falcao, Col (Club Atlético de Madrid) 18x2 (36).
- Robin van Persie, Hol (Manchester U.) 18x2 (36).
- Jackson Martinez, Col (FC Porto) 18x2 (36).
Jackson Martinez tem demonstrado uma grande capacidade de desmarcação e finalizadora, a adaptação à equipa portista foi total e isso reflecte nos golos marcados. Sem dúvida o melhor ponta de lança a actuar em portugal. Mas duvido que entre na corrida com messi e ronaldo, até ao 3º lugar acredito.
ResponderEliminar