Ténis


Portugal bate Benim por 5-0 na Taça Davis; Maria Kirilenko de volta aos títulos na Tailândia.

A selecção portuguesa bateu a humilde selecção africana do Benim pelos claros 5-0, num encontro relativo á primeira eliminatória do grupo 2 da zona Europa/África da Taça Davis de 2013. Nos courts de terra batida do CIF (Lisboa), João Sousa (91ºATP) foi o primeiro a entrar em campo e bateu confortavelmente Loic Didavi (jogador sem ranking mundial) pelos parciais de 6/1 6/3 e 6/0. No segundo encontro, mais um triunfo português, desta feita Pedro Sousa (227ºATP) bateu o jovem Alexis Klegou pelos difíceis parciais de 4/6 6/1 6/4 e 6/2. O terceiro encontro seria disputado em pares, no qual a dupla de Sousas (Pedro e João) voltaram a vencer a dupla de Benim composta por Alexis Klegou e Loic Didavi pelos parciais de 6/2 6/1 e 6/1, aumentando assim a vantagem lusa para 3-0, garantindo desde já o triunfo na eliminatória. Os dois restantes encontros apenas serviriam para preencher calendário, mas nem assim Portugal baixou o seu nível. Rui Machado voltou aos courts e bateu Alexis Klegou por 2/6 6/2 e 6/0, apesar péssimo início de encontro, Rui Machado virou o resultado a seu favor e colocou Portugal com vantagem de 4-0 na eliminatória. No último encontro, André Gaspar Murta (909ºATP) estreou-se pela selecção e bateu de forma brilhante Tunge Segodo por 6/1 e 6/2, fazendo o 5-0 a favor da selecção das quinas. Na próxima eliminatória, a selecção portuguesa vai defrontar a Lituânia que por sua vez derrotou o Chipre. Encontro marcado para os dias 5 a 7 de Abril, em Portugal.

Na primeira eliminatória da Taça Davis 2013, destaque para as vitórias da Sérvia, França, Argentina, EUA, Itália, Canada (bateu a finalista de 2012, Espanha), Cazaquistão e República Checa que avançam assim para os quartos-de-final da maior competição mundial de nações no que toca ao ténis.

No panorama do ténis feminino, decorreu durante a semana o torneio indoor de Paris. A alemã Mona Barthel (45ªWTA) venceu o torneio e continua a sua notável ascensão no circuito mundial. A jovem alemã bateu na final a italiana Sara Errani (7ªWTA) e principal candidata ao triunfo no torneio. Mona Barthel com o seu estilo de jogo bastante agressivo ao fundo do court não deu hipóteses a italiana e venceu pelos parciais de 7/5 e 7/6 (com 7-4 no tie-break). Este é o segundo título WTA de Barthel que junta ao triunfo conquistado em Hobart de 2012.

Na Tailândia, a russa Maria Kirilenko (15ªWTA) está de volta aos títulos WTA quatro anos depois do seu ultimo título. Na final do torneio de Pattaya, a russa defrontou a alemã Sabine Lisicki (52ªWTA) num encontro intenso e que só ao fim de 2 horas e 37 minutos de encontro se conheceu a vencedora. Num encontro com muitos altos e baixos, foi Sabine Lisicki que arrancou bem no primeiro set ao vencer por 7/5, arrancando um break tardio lhe garantiu o primeiro set. Maria Kirilenko acordou no segundo set e impôs o seu ritmo no encontro e venceu tranquilamente o set por 6/1. A russa entrou novamente forte no terceiro e decisivo set e chegou a ter uma vantagem de 5/2 mas Lisicki voltou ao encontro e de um modo espectacular salva match-points e vira o set a seu favor para 6/5 e servia para fechar o encontro. Maria Kirilenko não se deu por vencida e fez mesmo o break e levou a decisão do título para o tie-break onde eclipsou a alemã e venceu por 7-1. Para revermos um título WTA de Maria Kirilenko temos de recuar até ao ano de 2008, ano em que venceu torneios como Estoril Open, Barcelona e Seoul.

Esta semana, destaca-se o regresso a competição de Rafael Nadal depois de uma recuperação de uma lesão no joelho. Nadal arranca a sua época nos courts de terra batida de Viña del Mar, no Chile e a Bola de Trapos vai estar atenta a sua progressão neste torneio.






Rankings Mundiais ATP e WTA – Actualização após Open da Austrália


Terminado o primeiro Grand Slam da época – o Open da Austrália, destaque para uma breve actualização dos rankings mundiais no que toca aos tenistas masculinos (ATP) e femininos (WTA). No sector masculino, o sérvio Novak Djokovic consolida a sua liderança após vitória no Open da Austrália aumentando o fosso que o separa para o suíço Roger Federer e para o britânico Andy Murray, que o seguem no ranking. A única alteração no top-10 recaí na troca de posições entre dois espanhóis, David Ferrer ultrapassa Rafael Nadal e sobe ao quarto posto do ranking, após ter chegado as meias-finais do Open da Austrália e beneficiando da lesão de Nadal que o impediu de estar presente no torneio, onde defendia a final alcançada no ano transacto. No que toca aos portugueses, destaque para o minhoto João Sousa que ascende ao lugar 91, atingindo um novo máximo pessoal no que toca ao ranking ATP. No sector feminino, a bielorrussa Azarenka defende o seu primeiro posto com a vitória no Open da Austrália num ranking onde Serena Williams ultrapassa Maria Sharapova e aparece no segundo posto. Destaque ainda para o 5º lugar de Li Na e para a entrada da francesa Marion Bartoli no top-10 mundial. Esta semana o ténis continua com dois torneios femininos: Open GDF Suez em Paris e Pattaya Open na Tailândia. 





Masculinos (ATP)
Mov.

Femininos (WTA)
Mov.
1
Novak Djokovic (SER)
0
1
Victoria Azarenka (BIE)
0
2
Roger Federer (SUI)
0
2
Serena Williams (EUA)
+1
3
Andy Murray (ING)
0
3
Maria Sharapova (RUS)
-1
4
David Ferrer (ESP)
+1
4
Agnieszka Radwanska (POL)
0
5
Rafael Nadal (ESP)
-1
5
Li Na (CHI)
+1
6
Tomas Berdych (CHE)
0
6
Angelique Kerber (ALE)
-1
7
Juan Martin del Potro (ARG)
0
7
Sara Errani (ITA)
0
8
Jo-Wilfried Tsonga (FRA)
0
8
Petra Kvitova (RCH)
0
9
Janko Tipsarevic (SER)
0
9
Samantha Stosur (AUS)
0
10
Richard Gasquet (FRA)
0
10
Marion Bartoli (FRA)
+1





















Ferrer vence Auckland pela 4ª vez; Tomic vence em casa o seu primeiro título ATP.
Continua por terras australianas a preparação para o primeiro Grand Slam, que está aí a porta, trata-se do Open da Austrália.

David Ferrer, principal candidato a vencer o título de Auckland confirmou o seu favoritismo ao vencer o torneio, que culminou numa final frente ao alemão Philipp Kohlschreiber. O primeiro set foi marcado pelo facto de o alemão estar com um break de vantagem e com hipóteses de fechar o primeiro set no seu serviço (a sua principal arma), porém Ferrer conseguiu o contrabreak e levou a decisão para o tie-break acabando por vencê-lo por 7-5. O segundo set ao contrário do primeiro foi de um só sentido e Ferrer fechou o encontro com um contundente 6-1. No final de encontro Ferrer estava orgulhoso de ter vencido este torneio pela quarta vez (igualou o número de vitórias de Roy Emerson neste torneio): “Estou muito contente, porque alcancei um novo recorde na minha carreira. É muito bom ganhar um torneio ATP mas quatro é muito difícil.” Trata-se do 19º título ATP do espanhol número 5 mundial e reforça a sua confiança para o Open da Austrália.
David Ferrer [5] vs Philipp Kohlschreiber [19]: 7/6 e 6/1;


Na final de Sydney, o australiano Bernard Tomic entrou em campo na tentativa de conseguir o seu primeiro título ATP e contou com o apoio dos seus compatriotas que o apoiavam na bancada do court principal. Sobre os “quentes” hardcourts de Sydney, Tomic enfrentou o sul-africano Kevin Anderson, jogador já algo habituado a jogar finais ATP. A jogar em casa, Bernard Tomic arrancou bem e venceu por 6-3 o primeiro set. O segundo set, ao contrario do primeiro foi mais disputado e levou-se a decisão para o tie-break, onde Kevin Anderson venceu por 7-2. A decisão do torneio foi levada para o terceiro e último set e Bernard Tomic venceu por 6-3 e garantiu assim a conquista do primeiro torneio ATP. Tomic, no fim demonstrou o seu contentamento: “É uma sensação incrível. Agora sei o que se sente ao vencer um torneio ATP e é a melhor sensação do mundo. E faze-lo aqui em Sydney é fantástico, não posso pedir mais.”

Bernard Tomic [43] vs Kevin Anderson [31]: 6/3 6/7 e 6/3;


Radwanska “atropela” Cibulkova em Sydney; Vesnina surpreende em Hobart.




Agnieszka Radwanska continua imparável neste começo de época, ao vencer o seu segundo torneio consecutivo. Desta feita, em Sydney venceu categoricamente na final a eslovaca Dominika Cibulkova, tenista que surpreendeu ao longo da semana ao vencer três jogadoras do top-10 (Kvitova, Errani e Kerber). Radwanska não deu quaisquer hipóteses numa final de sentido único e venceu com um duplo 6/0. Na flash interview, a polaca admitiu que não esperava uma final tão fácil e mostrou simpatia pela oponente: “Ela é uma jogadora de top e teve uma óptima semana, não esperava uma final assim. Ela não merecia aquele resultado.” Radwanska permanece invicta nesta época à entrada do Open da Austrália, e é sem dúvida uma das jogadoras em melhor forma, a par da americana Serena Williams.
Agnieszka Radwanska [4] vs Dominika Cibulkova [14]: 6/0 e 6/0;
Elena Vesnina conseguiu finalmente em Hobart vencer o seu primeiro título WTA e pôr fim a seis finais perdidas ao longo da sua carreira. Na final não tinha tarefa fácil pois tinha pela frente a favorita Mona Barthel, jogadora que defendia o título conquistado no ano transacto. Vesnina apresentou-se com um serviço intratável, não dando hipóteses de Barthel contrariar os seus jogos de serviço, e venceu por 6/3 e 6/4 ao cabo de 1 hora e 23 minutos de encontro. Vesnina explicou a chave do seu sucesso na final: “A grande diferença hoje foi servir bem nos momentos decisivos do encontro, mesmo com o vento forte que se fez sentir servi com mais força e com mais spin. O plano de hoje foi ser agressiva em todos os pontos e deu resultado.”
Elena Vesnina [47] vs Mona Barthel [38]: 6/3 e 6/4;

Sem comentários:

Enviar um comentário