quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Mercado de Inverno - FC Porto

A quadra festiva de fim de ano tira aos portugueses algumas semanas de Liga ZON-Sagres e dá à imprensa desportiva um sempre curioso período de especulação, no que diz respeito a movimentações no mercado de transferências. Aproveitando o balanço das 12 primeiras jornadas e o que se sabe do calendário que falta cumprir, o Bola de Trapos identifica as principais lacunas na constituição dos plantéis dos quatro maiores emblemas do Futebol Nacional, e deixa sugestões de reforços acessíveis à realidade dos emblemas referidos e que ainda assim aumentariam a qualidade das equipas.
               
Porto – Depois de se tornar o treinador campeão mais contestado da história dos dragões, Vítor Pereira viu o período de transferências de Verão terminar da mesma forma que em 2011: Hulk saiu quando já não se esperava – como Falcao no ano anterior – e não houve tempo para substituir o jogador mais cotado da equipa. Jackson acabou por pegar de estaca no centro do ataque, Atsu e Varela têm sido “espremidos” ao máximo (o ganês estará na CAN em Janeiro e Fevereiro) mas Kléber não se tem mostrado um plano B fiável e Iturbe teima em não explodir, pelo que urge encontrar uma solução que complete o tridente com James e Jackson, ou que possa mesmo substituir um dos dois em caso de necessidade. Por outro lado, o campeão em título tem 5 médios para 3 lugares, o que é manifestamente pouco para atacar as três competições que que restam, principalmente com a exigência associada à Liga dos Campeões.
Como o campeonato nacional é a prioridade dos dragões, e internamente a falta de poder de fogo pode ser o pior inimigo de um candidato, defendemos que o Porto precisa de um avançado polivalente. Um jogador que actue nas várias posições da frente de ataque, que alie capacidade para desequilibrar no um para um com inteligência para aparecer em zonas de finalização, pode fazer muitos estragos no futebol português como mostraram recentemente Lisandro, Saviola ou Lima. Nesta ordem de ideias, Tim Matavz seria uma adição de excelência. O avançado esloveno do PSV conta já com 8 golos esta temporada (apontou 14 em 2011/2012), interpreta bem todas as situações ofensivas – típico na escola holandesa, onde “estuda” desde os 18 anos – e está habituado a jogar para títulos. Recentemente, foi avaliado em cerca de 7 milhões de euros: não é barato, mas parece caber nos moldes negociais adoptados recentemente na Invicta, dada a boa relação experiência/potencial (tem 23 anos e 19 internacionalizações). Se por um lado a importância do jogador no PSV pode ser um entrave, por outro existem ainda Toivonen, Mertens, Wijnaldum e Lens pelo que os holandeses não se farão rogados a um bom negócio. No que toca ao jogador, é de prever que veria com bons olhos a oportunidade de disputar com regularidade a Liga dos Campeões; além disso as transferências de elementos em destaque como Labyad, RvW e Ola Jonh num passado recente, indicam que a Liga ZON-Sagres goza de boa reputação no país das flores.
Boa opção? Alternativas?

2 comentários:

  1. Penso que o FCP devia aproveitar os saldos no Sporting Bastava o Elias e o Capel. Em troca o SCP recebia o Moutinho.

    ResponderEliminar