quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Liga dos Campeões, a história.


Por incrível que parece nos dias de hoje, a competição mais atrativa do mundo não foi uma iniciativa da UEFA. Em 1955, a principal competição europeia de clubes foi lançada, com o nome então de Taça dos Campeões Europeus. Gabriel Hanot, então editor do jornal francês L'Equipe lançou com o seu colega Jacques Ferran a prova continental de clubes destinada ás noites de quarta-feira.
Primariamente a competição funcionava por convites aos clubes. O primeiro jogo da Taça dos Clubes Campeões Europeus teve lugar em Lisboa, numa partida que terminou 3-3, num confronto entre o Sporting e o FK Partizan. A equipa jugoslava venceu a segunda eliminatória por 5-2 e seguiu em frente.
O maior período de hegemonia na história da Liga dos Campeões pertenceu ao Real Madrid, que no início da competição venceu as primeiras cinco edições. Depois disto, só AFC Ajax e o FC Baryern Munchen, conseguiram três triunfos consecutivos. 
Liverpool FC também merece uma atenção especial pois venceu a competição por quatros vezes, entre 1977 e 1984. Foram precisos mais 21 anos para o Liverpool voltar a vencer esta competição. E que vitória! Liverpool recuperou de uma desvantagem de 3-0 e bateu o AC Milan no desempate nas grandes penalidades.
O Real Madrid, juntamente com o Milan e o FC Barcelona sãos os emblemas mais vitoriosos da histórias da UEFA Champions League, tendo ganho a competição por três vezes. 
Incluindo a Taça dos Campeões, o Real Madrid é a equipa que mais vezes levantou o troféu por nove vezes.
O Milan em 2002/2003 foi a equipa que venceu o troféu com mais jogos disputados numa mesma edição da competição. Arrancou a prova na terceira pré-eleminatória e só parou quando bateu a Juventus FC na final em grandes penalidades.
A vitória do Real Madrid em 1966 foi a última vez que o troféu original foi atribuído aos campeões da Europa. Na época de 1968/1969 foi criada uma nova norma que permite que a Taça se torne propriedade da equipa que vença 5 vezes a competição ou 3 vezes consecutivas. 
Depois de 1966 ter sido entregue o último troféu original, um novo troféu foi criado sendo que atualmente a Taça é a 5ª versão deste design.

Sem comentários:

Enviar um comentário