segunda-feira, 18 de março de 2013

Ténis



Super Nadal conquista Indian Wells (EUA)

Foi chegar, jogar e vencer com categoria o importante torneio de Indian Wells. Quem diria que Rafael Nadal depois de uma grave lesão no joelho viria a regressar em excelente forma e arrancar este torneio em piso rápido, frente a Juan Martin del Potro que também ele esteve em excelente forma ao longo do torneio. 

Percurso de Rafael Nadal:

O número 5 mundial estreou-se no torneio com uma vitória sobre um tenista da "casa", Ryan Harrison (73ºATP) por 7/6 e 6/3. Na ronda seguinte Rafael Nadal nem precisou de suar pois o seu adversário Leonardo Mayer (63ºATP) nem chegou a entrar em jogo devido a lesão. Nos oitavos-de-final, surgiu o primeiro grande teste ao espanhol pois tinha pela frente um Ernests Gulbis (67ºATP) em boa forma e só foi derrotado em três sets: 4/6 6/4 7/5. Nos quartos-de-final, esperava-o o seu eterno rival Roger Federer (2ºATP) e antevia-se dificuldades para Nadal que mesmo sem o ritmo de jogo ideal desfez o campeão suiço pelos fáceis parciais de 6/4 6/2. Nas meias-finais, mais um duelo dificil frente ao checo Tomas Berdych (6ºATP) resolvido em dois sets: 6/4 7/5. Nadal chegava assim a final de Indian Wells numa forma crescente ao longo do torneio.


Percurso de Juan Martin del Potro:

O gigante argentino aproveitou a sua grande estatura para impôr o seu tipo de ténis agressivo, quer a servir quer do fundo do court para protagonizar uma excelente campanha ao longo deste torneio. Na primeira ronda defrontou e despachou o sempre imprevisível Nikolay Davydenko (42ºATP)  por 6/3 6/4. Na ronda seguinte despachou também o alemão Bjorn Phau (121ºATP) por 6/2 7/5. Nos oitavos-de-final outro confronto com um alemão, desta feita o conceituado Tommy Haas que também ele não teve argumentos para o argentino sucumbindo por 6/1 6/2. Nos quartos-de-final defrontou o britânico Andy Murray (3ºATP), que não apresentava uma grande condição física. Potro, apesar de perder o primeiro set no tie-break, soltou o seu ténis explosivo e venceu os dois sets seguintes: 6/3 e 6/1, carimbando a sua presença nas meias-finais onde o aguardava nada mais nada menos do que Novak Djokovic (1ºATP). Juan Martin del Potro surpreendeu novamente com uma estrondosa vitória por 4/6 6/4 6/4. 



A final:

De um modo geral, esta final latina foi um hino ao ténis com dois grandes atletas a darem tudo que tinham para erguerem o troféu. Logo de entrada, uma longa troca de bolas entre ambos (34 pancadas) antevia o intenso duelo que aí vinha. Rafael Nadal entrou muito forte no encontro e dispunha uma liderança de 3/0, mas foi a partir daqui que o "gigante de Tandil" começou a abrir o livro e protagonizou uma excelente recuperação igualando o set a 4/4. Sob o intenso poder de fogo do argentino ao fundo do court, Nadal sucumbiu no seu serviço e Del Potro fechou com 6/4 o primeiro set.
Quem conhece Nadal, sabe que se pode esperar uma entrega total nos encontros, mas questionava-se se a falta de ritmo de jogo o iria afectar. A resposta foi dada no segundo set quando se via a perder por 3/1, deu a volta e fechou categoricamente o segundo set por 6/3. O terceiro set foi muito marcado pela intensidade elevada, e nenhum dos dois queria cometer erros, mas foi Nadal que superiorizou-se e colocava-se com uma vantagem de 5/3. Del Potro ainda salvou 3 pontos de break, mas acabou por sucumbir por 6/4 no marcador. Nadal festejava como se tratasse de um título do Grand Slam, mas a verdade é que este título lhe deve ter sabido como um, pois esteve afastado do circuito por tempo demais. Tratou-se do 22ºtítulo Master por parte do espanhol e 600ª vitória em encontros singulares, um jogo com números importantes. 

Próxima paragem: Torneio de Miami.

Sem comentários:

Enviar um comentário