terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Onze do ano da FIFA, composto só por jogadores da La Liga. Cinco do Barcelona, cinco do Real Madrid e ... Radamel Falcão

Na gala de ontem da FIFA, para além da Bola de Ouro para o melhor jogador e treinador do ano, foi também conhecida a equipa do ano, segundo aquele organismo. Assim sendo, a Bola de Trapos vai fazer a sua análise aos nomeados.


Iker Casillas - Campeão espanhol e da Europa, conquistou também a supertaça de Espanha em 2012, fez por merecer a sua nomeação. Outros potenciais candidatos seriam Gianluigi Buffon, campeão italiano sem derrotas e finalista do Europeu, e Petr Cech, campeão europeu, ao serviço do Chelsea.

Daniel Alves - Com Maicon longe do fulgor que demonstrou no passado, parece consensual que o lateral direito do Barcelona é o melhor do mundo, na sua posição.

Sergio Ramos - Começou a época a lateral direito, mas com o tempo passou para central. As suas exibições ao serviço do Real Madrid e da seleção espanhola justificam a presença no onze.

Piqué - Nomeação injusta do central catalão, que no Barça, alternou entre o onze e o banco. Para a Bola de Trapos, Pepe foi superior ao longo da época e merecia constar na equipa. Hummels, central que ao serviço do Dortmund conquistou a dobradinha, também merece uma menção honrosa.

Marcelo - Grande temporada ao serviço do Real, que o colocam num patamar acima da concorrência. Numa posição onde as boas opções escasseiam, nada a apontar quanto à sua nomeação.

Xavi e Iniesta - Os "Cérebros" do Barcelona e da La Roja. Iniesta, apesar das lesões, juntou o prémio de melhor jogador do Europeu, ao de melhor jogador da UEFA, enquanto Xavi fez uma boa época no Barcelona. Nomes como Ramires, Marchisio ou Yaya Touré, poderiam entrar na equipa, não fosse o título europeu conquistado pela Espanha.

Xabi Alonso - Apesar de conquistar a La Liga e o Euro-2012, para a Bola de Trapos, Andrea Pirlo seria o escolhido para este onze do ano. O médio italiano espalhou classe na Serie A, e conduziu a Itália até à final do Europeu. Ficou a faltar uma presença nas competições europeias, para que o seu nome constasse da lista.

Messi - Bota de Ouro, Bola de Ouro, 91 golos, tudo isto em 2012. Nada a acrescentar.

Falcão - No FC Porto demonstrou ter potencial, no Atlético de Madrid comprovou ser o melhor ponta de lança da atualidade. Ao serviço dos Colchoneros conquistou a Liga Europa e a Supertaça Europeia, sendo decisivo  nas duas finais. Mario Gomez realizou uma grande época e também poderia ser incluído na equipa.

Cristiano Ronaldo - Para muitos deveria ter ganho a Bola de Ouro, mas a verdade é que a conquista da La Liga e supertaça espanhola, assim como a presença nas meias-finais do Europeu e da Liga dos Campeões, não foi suficiente para bater Messi na corrida para melhor do mundo. A sua presença na equipa do ano, não sofre qualquer tipo de contestação.

Concorda com o onze do ano da FIFA? Que alterações faria?

6 comentários:

  1. o xabi alonso estar no 11 do ano acho no mínimo ridiculo o yaya toure era o mais justo no 11 mas também não é de estranhar tirando o falcao só estar jogadores de barça e real

    ResponderEliminar
  2. Até o David Luiz merecia ais estar no onze do que o Piqué

    ResponderEliminar
  3. Também gostava de ver o Drogba na equipa, mas o Falcão esteve melhor.

    ResponderEliminar
  4. Para mim a equipa seria

    Buffon
    Dani Alves
    Pepe
    Sergio Ramos
    Marcelo
    Pirlo
    Xavi
    Iniesta
    Messi
    Falcao
    Cristiano Ronaldo

    ResponderEliminar
  5. É um bocado prejudicado pela sua polivalência e pela grande variância táctica da Juventus, mas Chiellini merecia para mim estar neste 11.

    Talvez trocasse Pepe por Piqué e Marcelo (não foi sempre indiscutível) pelo italiano.

    de resto, concordo plenamente.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar