segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Portugal entra a ganhar no Mundial de Futsal feminino; Taça de Portugal, oitavos-de-final

Grupo A: Portugal estreou-se na competição com o seguinte cinco inicial: Ana Pereira, Inês Fernandes, Rita Martins, Ana Azevedo e Daniela Ferreira. Foram precisos apenas 4 minutos para Ana Azevedo inaugurar o marcador para a equipa portuguesa. Ao intervalo Portugal já ganhava por 4-0, e os restantes golos tinham sido apontados por Sofia Vieira, Mélissa e Maria Martins. Na segunda parte os ânimos esfrearam havendo apenas um golo para equipa lusa e um golo para a equipa nipónoica, marcando Mélissa e Chikage Kichibayashi, respetivamente.
No jogo inaugural do grupo A, o Irão bateu bateu a Venezuela por 2-1. Num jogo em que o 'mais' foi atitude lutadora de ambas as equipas, superando dessa forma o 'menos' relativamente a atributos técnicos e táticos, a emoçao resumiu-se aos últimos três minutos da primeira parte. Á passagem do minuto 17 a equipa iraniana marcou o 1-0 por Leila Eghbali e logo no minuto seguinte Fereshted Karimi ampliou para 2-0. Ainda antes do intervalo, a Venezuela reduziu para 2-1 com golo de Nayre Gonzalez.
Ainda no grupo A, o Brasil, que havia folgado, estreia-se na competição contra a selecção iraniana e Portugal volta a jogar defrontando a Venezuela.


Grupo B: Na abertura do III Torneio Mundial Feminino, a Rússia goleou a Malásia. Ao intervalo a equipa russa já aplicava chapa 6 à timida equipa da Malásia, e já tinha feito os postes tremer por três vezes. A segunda parte trouxe mais do mesmo, com a equipa russa a fixar o resultado final em 11-1. 
Destaque para Viktoriia Afanasova, a jogadora russa apontou um "hat-trick".
Ao contrário do primeiro jogo deste grupo, o jogo que opôs a Costa Rica à Ucrânia, exibiu uma qualidade tática elevada. Com o primeira parte equilibrada, só ao decorrer do minuto 11' a Ucrânia se adiantou no marcador. Na segunda parte, a equipa ucraniana estabeleceu o resultado final em 2-0, com um bis de Yulya Titova.
No grupo B a equipa espanhola estreia-se ao defrontar a Ucrânia, e o outro embate põe frente-a-frente a Rússia e a Costa Rica.
 
TAÇA DE PORTUGAL – Nos jogos deste fim-de-semana, destaque para a eliminação do Porto em Braga, e do Beira-Mar, em Arouca. No jogo grande da ronda, Braga e FC Porto encontraram-se na pedreira, uma semana depois do jogo para o campeonato, e desta vez, a sorte sorriu aos Guerreiros do Minho. Mangala ainda deu vantagem aos campeões nacionais, mas já na parte final da partida, o Braga virou o resultado com golos de Danilo (ag) e Éder, e segue para os quartos-de-final. Também o Arouca causou surpresa ao eliminar o Beira-mar, por 2-1, num jogo em que os aveirenses se queixaram de erros da arbitragem. No outro jogo entre equipas do primeiro escalão, o Vitória de Guimarães foi à Madeira derrotar o Marítimo, no desempate por grandes penalidades, depois do empate a 1 bola, ao fim dos 120 minutos. Resultados: Braga 2-1 Porto; Arouca 2-1 Beira-Mar; Académica 3-0 Tourizense; Lourinhanense 0-6 Paços de Ferreira; Gil Vicente 1-0 Oliveirense; Belenenses 4-0 Fabril; Marítimo 1-1 (4-5gp)  Vit. Guimarães.
Falta ainda apurar uma vaga dos quartos-de-final, que será disputada entre o Benfica e o vencedor do jogo Desportivo das Aves – Coimbrões.

1 comentário:

  1. Excelente ambiente em Oliveira de Azeméis, com casa quase cheia para ver a estreia da Selecção de todos nós. As meninas portaram-se bem, mesmo que jogando em clara "combustão lenta" (se tudo correr bem são 6 jogos em 7 dias, e há que gerir). Num colectivo forte e aparentemente unido, Ana Azevedo sobressai na manobra ofensiva de Portugal.

    ResponderEliminar