terça-feira, 27 de novembro de 2012

Glórias do passado - Batistuta, o anjo dos golos


Foi no dia 1 de Fevereiro de 1969 que o mundo viu nascer Gabriel Omar Batistuta, aquele que nos dias de hoje ainda é o melhor marcador de sempre da seleção argentina.
Começou por jogar basquetebol, chegando ao futebol já numa fase adiantada da juventude pelas mãos do Newell´s Old Boys. Cedo deu nas vistas ao serviço da equipa de Rosário, onde alcançou a final da Libertadores de 88, passou também pelos rivais de Buenos Aires, River Plate e Boca Juniors, antes de se mudar para a Europa, mais precisamente Itália, onde defendeu as cores da Fiorentina, Roma e Inter de Milão. E foi em Florença que deixou a sua marca, ao todo foram 10 épocas, uma delas na série B, onde aceitou jogar depois de a equipa ter sido despromovida (um pouco à imagem do que aconteceu com Del Piero, Buffon e Nedved na Juventus), demonstrando uma característica cada vez mais rara no futebol atual, amor à camisola. Conquistou apenas uma Taça e uma Supertaça, mas os seus golos ainda hoje deixam saudade nos Tiffosi Gigliati. Seguiu-se a Roma onde conquistou o tão desejado Scudetto a que juntou mais uma Supertaça. Foram 2 anos e meio na capital italiana até nova mudança de ares, desta feita para o Inter onde atuou meia época emprestado pela Roma. Em 2003 rende-se aos petrodólares e assina pelo Al-Arabi do Catar onde terminaria a carreira em 2005.
Ao serviço da seleção argentina contabilizou 78 internacionalizações (56 golos), onde contribuiu para a conquista de duas copas américas e uma taça das confederações (primeira edição), tendo também participado em 3 fases finais de mundiais onde marcou um total de 10 golos (recorde da seleção argentina).
Atualmente desempenha as funções de secretário técnico no Colon de Santa Fé, e foi recentemente notícia devido a problemas nos joelhos que o impedem de caminhar durante muito tempo, fruto das sucessivas lesões que teve ao longo da carreira.
Como descreve a carreira de Batistuta? Para quem nasceu ou cresceu no anos 90, é impossivel pensar na Fiorentina sem nos lembrar-mos do Anjo dos golos?

Sem comentários:

Enviar um comentário